Questionário do Censo 2020 seria menor mesmo sem corte no orçamento, diz presidente do IBGE

Em entrevista exclusiva à GloboNews, a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, afirmou que, mesmo se não houvesse restrição orçamentária, o questionário do Censo 2020 seria reduzido.
O próprio IBGE chegou a falar em queda de 25% no orçamento, mas na semana passada o instituto disse que ainda não sabe quanto vai receber a menos.
A mudança, segundo ela, visa eliminar a duplicidade de dados entre diversas pesquisas, que ela vê como “um acinte aos recursos públicos”.
Outro justificativa: segundo ela, um questionário mais curto garante maior atenção de quem está sendo pesquisado.
Para a presidente, o objetivo é ter uma operação mais simples e ágil, mas preservando as séries históricas e garantindo que a pesquisa sirva de base para a definição de políticas públicas, “mas não uma operação inchada que faz tudo para todos”.
Susana Cordeiro Guerra diz que o novo questionário ainda está sendo discutido tecnicamente dentro do IBGE e que uma das ideias é usar a internet para a coleta de dados, principalmente em grandes aglomerados urbanos.
Em relação ao orçamento, ela disse que até o limite de R$2,3 bilhões será possível realizar o censo 2020, sem comprometer sua qualidade. As primeiras estimativas de custo eram de $3,4 bilhões.
Sobre a demissão de dois diretores, Susana disse que “mudanças geram resistências” e que o novo diretor de pesquisas, Eduardo Rios-Neto, é um dos “mais respeitáveis demógrafos do país, com reconhecimento internacional”.
Fonte: G1.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira