Galeria Sesc abre calendário 2019 com exposição de Newton Navarro

O calendário 2019 da Galeria Sesc Cidade Alta começará com uma edição especial: a exposição “Do mar ao sertão”, com obras do grande artista potiguar Newton Navarro (1928/1992). A exposição reúne os trabalhos do artista que vão do final da década de 60 até o começo dos anos 90, sendo esses os últimos anos do artista, e fica em cartaz de 8 de janeiro a 15 de fevereiro, das 9h às 17h. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN).
“Do Mar ao Sertão” é permeado por cenas do cotidiano, da cultura popular e pela relação afetiva com o sertão e a capital, lugares tão presentes em sua arte. 24 obras, todas integrantes do acervo do Sesc RN, integram a exposição, com diferentes estilos e técnicas como aquarela, gravuras, óleo, bico de pena, nanquim, aguada e guaxe.
Sobre o artista
Newton Navarro Bilro foi um dos principais nomes das artes plásticas no Rio Grande do Norte. Dramaturgo, poeta, desenhista e pintor, suas obras retratam a realidade nordestina por meio da representação de figuras como o vaqueiro, as rendeiras, as lavadeiras, além de resgatar a cultura popular e lembranças de sua infância nas idas com o seu pai para as fazendas em Jardim de Angicos.
Outros temas recorrentes em suas obras são os bairros da Redinha, Ribeira e Santos, o Rio Potengi, o mar e seus pescadores. Por isso, a ponte que se eleva sobre o Rio Potengi e dá acesso à Zona Norte de Natal leva seu nome. É responsável, junto com Dorian Gray, por introduzir as artes moderna no estado. Faleceu em 1992.
Sobre a Galeria Sesc
A exposição “Do Mar ao Sertão” consiste em uma edição especial do projeto Galeria Sesc. Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 5ª edição, o projeto selecionou cinco trabalhos para compor o calendário de exposições 2019.
Foram escolhidos “Pilares Vivos” de Jéssica Bitencourt; “Recortando Universos”, de Danielle Paulo; “Anatomia do Simbólico”, de Jean Sartief; “Retro-visões”, de Evana Macedo. A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal e um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.
Serviço:
O quê? Galeria Sesc abre calendário 2019 com exposição de Newton Navarro
Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN
Quando? 8 de janeiro a 15 de fevereiro (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 17h
ACESSO GRATUITO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira