Consumidor pode receber de volta dinheiro da luz

As empresas fornecedoras de energia elétrica de todo o Brasil estão sendo questionadas por consumidores na Justiça pelo que seria uma dupla cobrança do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) na conta mensal: sobre a energia utilizada propriamente dita e sobre a Tusd e a Tust (Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição e de Transmissão).
Segundo as ações na Justiça, o consumidor deve pagar o ICMS somente da energia utilizada, já que o ICMS que incide sobre a Tusd e a Tust é uma despesa apenas das empresas, não de seus clientes, no caso, os usuários do sistema.
Para ajudar o consumidor a calcular quanto poderia receber de volta da empresa fornecedora de energia elétrica de sua região, em uma eventual vitória na Justiça, a Proteste Associação de Consumidores lançou um simulador on-line. Por meio do site, o consumidor acessa o simulador e insere algumas poucas informações, como valor médio gasto mensalmente com a conta de luz, o Estado em que mora e qual a empresa fornecedora de energia elétrica. Quase imediatamente surge na tela o valor aproximado do que teria sido pago a mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira