sábado, 7 de novembro de 2015

As quatro melhores comidas para seu cérebro

Do Yahoo:
Se a maioria dos dias começam com uma busca pelas suas chaves, ou com você andando pela casa tentando lembrar o que está procurando, essa notícia pode te interessar: pesquisas mostram que determinados alimentos podem ajudar a prevenir a perda da memória relacionada com a idade, a demência, a a doença de Alzheimer.
Um estudo recente publicado no jornal “Alzheimer & Dementia” descobriu que uma dieta nova chamada MIND pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em 53%. Antes de recusar a idéia de ter de se render a mais um plano de alimentação, a pesquisa diz que você não tem que seguir todos os detalhes da Dieta MIND para se beneficiar. Mesmo os participantes do estudo que apenas “moderadamente” aderiram à dieta reduziram seu risco de Alzheimer em 35%.
Então, o que tem para o café da manhã, almoço e jantar neste plano de melhora do cérebro? É uma combinação das dietas mediterrânicas com muitas frutas, vegetais, gorduras saudáveis ​​(como nozes e azeite) e proteínas magras (como peixe e frango), que fazem bem ao coração.
“Normalmente, o que é bom para o coração é bom para o cérebro”, diz Michelle M. Mielke, PhD, professor associado no departamento de ciências da saúde da Clínica Mayo, cuja pesquisa se concentra sobre a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Afinal, seu cérebro precisa de cerca de 20% do sangue que seu coração bombeia a fim de obter oxigênio e combustível, o que significa que se seu coração não está funcionando direitinho, as células do cérebro podem ter problemas para conseguir o que eles precisam para funcionar optimamente.
Para alimentar o seu corpo e cérebro, carregar sobre os seguintes jogadores-chave na dieta MIND:
Os peixes gordos 
Frutos do mar oferecem pelo menos dois nutrientes que ajudam a manter sua mente afiada: gorduras Omega-3 e vitamina D. Uma pesquisa da Tufts University descobriu que as pessoas que comiam peixes como salmão, atum e alabote três vezes por semana reduziram seu risco de doença de Alzheimer em cerca de 40 %. “Os ácidos graxos ômega-3 contêm DHA e EPA, que são altamente concentrados no cérebro e são cruciais para a função cerebral ideal”, diz Joy Dubost, PhD, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Peixes gordos são também uma grande fonte de vitamina D, diz Dubost, e numerosos estudos indicam que vitamina D pode ajudar a proteger o cérebro. “Apenas um pedaço de salmão cozido contém 600 UI de vitamina D”, diz ela, “o que é um número muito alto para uma fonte de alimento de D.”
Vegetais de folhas verdes 
Carregados com vitamina K, verduras como espinafre e couve têm sido usados para retardar o declínio cognitivo. De acordo com um novo estudo da Rush University Medical Center, as pessoas que comiam 1-2 porções de verduras por dia tinham a capacidade cognitiva de uma pessoa 11 anos mais jovem do que aqueles que não consumiram.
Azeite 
Mais uma razão pela qual azeite é uma escolha inteligente: É uma excelente fonte de polifenóis antioxidantes poderosos que têm pode ajudar a prevenir e até mesmo reverter idade e problemas de memória relacionados com a doença. Uma investigação publicada no Jornal da Doença de Alzheimer descobriu que o azeite extra-virgem melhora a aprendizagem e a memória, e outros estudos mostraram que a troca de gorduras saturadas por gorduras mono e poli-insaturados (como o tipo encontrado no azeite) está associada com um risco menor de doença de Alzheimer. 
Mirtilos
Esta frutinha contém um antioxidante-antocianina que pode ser particularmente saudável para o seu cérebro. Uma pesquisa recente da Tufts University descobriu que as antocianinas podem atravessar a barreira sangue-cérebro, protegendo as células cerebrais contra a oxidação e aumentando a comunicação entre os neurónios do cérebro.Um estudo feito com 16.000 mulheres com idade superior a 70 anos pela Harvard Nurses descobriu que as mulheres que consumiam duas ou mais porções meia xícara de mirtilos ou morangos por semana mantiveram-se mentalmente mais agitadas do que aqueles que não comem as frutas. Estudos com animais feitos na Tufts descobriram que mirtilos ajudam a melhorar a memória de curto prazo, as habilidades de navegação, equilíbrio e coordenação. 

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