Agências de viagem confirmam alta na procura por destinos nacionais

Com o dólar em alta, os destinos nacionais têm atraído cada vez mais brasileiros para o próprio país, como mostram as agências de viagem físicas e online. As cidades de Porto Seguro, Fortaleza, Maceió, Natal, Salvador, João Pessoa e Recife estão entre os destinos mais procurados pelos viajantes, de acordo com a maior agência de viagem do Brasil. Segundo a empresa, o aumento nas vendas de pacotes nacionais passou de 60% para 65% no primeiro semestre deste ano. E as reservas aumentaram em 12,1% no mesmo período.
“Temos a chance de revelar nosso potencial para os nossos maiores consumidores: os turistas brasileiros”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “São tantas as possibilidades que não faltarão opções aos nossos viajantes”, disse.
O mundo virtual segue a mesma tendência. A procura por pacotes nacionais aumentou 45%; já as internacionais caíram 18%, segundo a agência de viagens online que mais comercializa hospedagens pela internet no Brasil, com mais de nove milhões de diárias vendidas desde que começou a operar, em 2011.
Os dados de mercado estão em sintonia com o que revela uma pesquisa feita em setembro pelo Ministério do Turismo, que mede a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. Entre os turistas que se mostraram dispostos a arrumar as malas, 77% afirmou que deve fazê-lo por destinos nacionais e apenas 18% por destinos internacionais. A região preferida é o Nordeste, com 39% da preferência; seguida pelo Sudeste, com 30%.
Para viajar nas férias de fim de ano sem queimar as reservas, no entanto, é preciso planejar. As compras antecipadas de passagens, de reservas de hotéis e de serviços turísticos costumam render uma boa economia, como mostra o Guia do Planejador de Viagens, elaborado pelo Ministério do Turismo nas redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira