Argentinos inventam máquina de lavar roupa que funciona sem água

O Globo destaca que a dupla de colegas do curso de Desenho Industrial da Universidade de Córdoba, na Argentina, Nicolas Araya e Andrés Vuksanovic, patenteou o protótipo da Nimbus, uma máquina de lavar roupa ecológica que não usa água.
A ideia nasceu como parte do trabalho final, para o qual os dois inventores alcançaram a mais alta nota. A novidade pretende resolver um dos principais problemas que a maioria das máquinas de lavar roupa tem: a necessidade de usar água em grandes quantidades e o impacto que gera no ambiente.
Seu sistema é diferente de outros tipos de limpeza a seco, pois não utiliza água alguma, somente o dióxido de carbono natural e detergente reciclável e biodegradável. As peças de vestuário são imersas no tambor da máquina de lavar com LCO2 (dióxido de carbono líquido) e são expostas a condições de pressão e temperatura, o que proporciona a ação do mecanismo de limpeza.
O processo de lavagem dura apenas 30 minutos e, uma vez concluído, o solvente pode ser recuperado quase inteiramente por meio de um sistema de filtro que purifica. A percentagem mínima de perda (que representa 0,0038% de líquido por ciclo de lavagem) é fornecido por um sistema de reabastecimento aproximadamente a cada 45 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira