domingo, 7 de setembro de 2014

Independência do Brasil já foi comemorada em 12 de outubro

Segundo a professora Tania Regina de Luca, do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil: 7 de setembro, quando ela foi proclamada, e 12 de outubro, data do aniversário e coroação de Dom Pedro 1º como imperador do Brasil.
A professora explica que havia uma certa concorrência entre as duas datas. “Dom Pedro proclama a independência no 7 de setembro, mas as pessoas vão saber o que ele fez depois, não tinha internet na época. O que cria o Estado simbolicamente é quando ele é coroado imperador, já no Rio de Janeiro”, afirmou Tania ao UOL.
Em 1831, quando Dom Pedro abdica do trono brasileiro em nome do filho, Pedro de Alcântara, que se tornou Dom Pedro 2°, o 12 de outubro deixa de ser feriado oficial e o 7 de setembro ganha mais força. “Quando ele vai embora não faz sentido comemorar o aniversário dele. A comemoração passa para 2 de dezembro que era aniversário de Dom Pedro 2º”, conta a professora.
Mas, como tinha apenas seis anos e não assumiu de fato o poder, o aniversário de também não “pegou” como data para a comemoração, contribuindo para o fortalecimento do 7 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário