Henrique Alves pede ao ministro da Saúde liberação de recursos do SUS para RN

henrique saude
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reforçou nesta quarta-feira (14), ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, o pedido de urgência para liberação de recursos para serviços hospitalares de unidades do SUS no Rio Grande do Norte. Henrique Alves argumentou que, atualmente, o estado não tem condições de arcar sozinho com o financiamento desses serviços.
O presidente da Câmara estava acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Saúde Luis Roberto Fonseca e da coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde do estado. O deputado Betinho Rosando também participou da audiência. Os números apresentados pelo secretário de Saúde preocuparam o ministro. Arthur Chioro pediu uma semana para analisar o orçamento e eleger prioridades.
O estado, incentivado pelo próprio ministério, ampliou a oferta de leitos hospitalares, mas não está recebendo a contrapartida do governo federal. Dos 30 novos leitos de UTI criados recentemente, dez ficam no hospital infantil Varela Santiago, e não têm recebido repasses federais. Os outros estão funcionando principalmente no Hospital da Mulher de Mossoró, mantido com orçamento do estado, mesmo sendo a unidade de saúde integrante do Programa da Rede Cegonha do governo federal.
Também foram citados os novos serviços de oncologia de vários hospitais em Natal, Caicó e Mossoró, que também precisam do aporte de recursos do governo federal. Outra demanda apresentada pelo secretário foi a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para outras regiões, cuja implantação ainda depende do credenciamento de ambulâncias junto ao SUS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira