Usar smartphone à noite reduz no dia seguinte a produtividade, diz pesquisa

Usar o smartphone para trabalhar à noite pode tornar os profissionais menos produtivos no dia seguinte, segundo uma pesquisa da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ao analisar uma amostra de trabalhadores americanos, o pesquisador Russel Johnson e seus colegas descobriram que as pessoas que usavam seus smartphones para fins de trabalho depois das 21h ficavam mais cansadas e menos engajadas no dia de trabalho seguinte. “Os celulares nos mantêm mentalmente envolvidos até tarde da noite e tornam difícil pausar o trabalho para que possamos relaxar e dormir”, disse Johnson, em nota.
Mais da metade dos adultos norte-americanos possuem um smartphone. Segundo Johnson, alguns o consideram um dos instrumentos mais importantes já inventados quando se trata de aumentar a produtividade do trabalho. O estudo também mostra que o uso de smartphones tem efeitos mais nocivos do que os da televisão ou outros dispositivos eletrônicos. Um dos motivos é a emissão da “luz azul”, que parece ser a mais perturbadora e dificulta a produção de uma substância química que promove o sono no organismo.
Desligar o celular é uma opção, mas nem sempre é possível . “Podem existir momentos em que adiar o trabalho até o dia seguinte teria consequências desastrosas e usar o smartphone vale a pena. Mas, em muitas outras noites, mais sono pode ser a melhor aposta”, diz Johnson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira