Dezesseis cidades estão sem água nas torneiras no RN

A situação é crítica. A Tribuna do Norte informa que os reservatórios de água secam cada vez mais, e mais três cidades sofrem com falta de abastecimento. Antônio Martins, Venha Ver e Paraná, municípios da região do Alto Oeste, somaram-se neste ultimo mês a lista de mais seis cidades na região. No total, no Rio Grande do Norte, são 14 cidades que seus reservatários estão em colapso de abastecimento de água. Uma adutora de engate rápido está sendo agilizada para atender Pau dos Ferros, a beira do colapso. Três reservatórios estão com as comportas fechadas para amenizar a perda de água.
Outras cidades estão em alerta, como Mossoró, Triunfo, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu. Nesses locais, as gerencias regionais da Caern tomam medidas de racionamento na cidade para poder sobreviver ao período mais crítico, que consiste nos meses de novembro a março. Carros-pipas são disponibilizados para as cidades em colapso como medida paliativa emergencial. Pelo exército, 111 carros distribuem água, enquanto a defesa civil complementa com mais 28 carros-pipa.
Pau dos Ferros, cidade pólo da região Oeste, apesar de não estar em colapso sofre com a baixa do reservatório. Atualmente, a cidade com 28.197 habitantes (dados do IBGE – 2012) sobrevive com reservatório om apenas 7% da capacidade. O racionamento constante nestes últimos quatro meses pode não ser suficiente para suprir a demanda, que já sofre com a baixa qualidade da água. A Caern construirá uma adutora, em caráter de emergência, que interligará a barragem de Santa Cruz até a referida cidade.
Segundo Isaías Costa, o projeto já foi apresentado a uma empresa e em janeiro deverá ser iniciadas as obras com previsão de 60 a 90 dias de conclusão. Os benefícios da adutora ainda não serão sentidos nesse primeiro trimestre, período mais crítico para o abastecimento na região.
O reservatório de Itans, principal abastecedor de Caicó, é outra preocupação. No início de novembro, a Agência Nacional de Águas (Ana) definiu novas regras para os usuários do açudes de Itans, com objetivo de manter o volume que resta nesse reservatório para atravessar o período de seca. A água do reservatório está destinada apenas para o consumo humano. Em dezembro, as regras negociadas continuam valendo até que sejam realizadas novas avaliações. No momento, o reservatório de Itans está com 12% der sua capacidade.
De acordo com Joana D’arc Freire, coordenadora de gestão de recursos hídricos, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os açudes de Passagem dos Traíras, Santo Antônio do Sabugi e Boqueirão de Parelhas (que abastecem quatro municípios do Seridó), estão com as comportas fechadas para irrigação, disponibilizando a água somente para o consumo humano. Para os próximos meses, o trabalho da Semarh será no sentido de “acompanhar administrando o uso prioritário e continuando com as ações emergenciais”.
Cidades com reservatórios em colapso:
Oeste
João Dias
Riacho de Santana
São Francisco do
Água Nova
Pilões
Luís Gomes
Antônio Martins
Venha Ver
Paraná

Seridó
Equador
Ipueira
Carnaúba dos Dantas
São José do Seridó
Jardim do Seridó
Currais Novos*
São Fernando*

*os reservatórios da cidade estão com baixo índice, porém, adutoras vizinhas suprem abastecimento.
Fonte: Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira