quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Treze municípios do RN em colapso

As chuvas que caíram nos últimos dias nas regiões Seridó e Alto Oeste, além do litoral do Estado, trouxeram algum alívio para os níveis de açudes de pequeno porte, mas não são suficientes para aplacar a seca. Em boa parte dos municípios a estiagem prolongada compromete o abastecimento de água. Treze cidades estão com seus reservatórios em colapso e em outros dois – Cruzeta e Pau dos Ferros – o racionamento de água tem sido a solução para garantir o abastecimento.
Mesmo municípios como Santana do Seridó, que registrou chuva de granizo na segunda-feira (4), o prefeito Adriano Gomes de Oliveira não descarta a possibilidade de anunciar o colapso. De janeiro até ontem, a cidade registrou  217 milímetros de chuvas e o reservatório que abastece a cidade, o açude  Caldeirão, está com apenas 6% da capacidade.
A cidade está desde março de 2012 sob decreto de emergência pela seca – quarta vez consecutiva – e sem previsão de chuvas e de mudanças no quadro. Por mês, o custo com a operação carro-pipa chega a R$ 8 mil. Os 5 sistemas de abastecimento por miniadutoras, 13 cataventos e barragens, em um investimento de cerca de R$ 1 milhão, com recursos do Dnocs não são suficientes para atender a população.
Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário