Município de Pedra Preta pode sofrer tremor de alta magnitude

Depois de alguns dias sem disparar, o sensor de tremores da estação de Riachuelo registrou mais um evento em Pedra Preta neste final de semana, às 21h49 do dia 10 de novembro. O tremor teve magnitude de 1.6, considerado baixo. Nos últimos 20 dias já foram registrados mais de 500 abalos – o maior deles com magnitude 3.7. Não há como prever, mas sismólogos que estão acompanhando as recentes atividades incidentes no município de Pedra Preta alertam que a situação dos moradores pode piorar.
Segundo Joaquim Ferreira, sismólogo e chefe do Departamento de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é impossível prever como a atividade sísmica de um território irá evoluir. “Esses dias de pausa podem significar tanto o início de um período de baixa intensidade quanto um período de acumulação de energia, precedendo um evento de maior magnitude”, disse.
“Como não podemos prever, é importante preparar a população para situações mais graves. Já registramos que muitas casas sofreram danos e estão com rachaduras bastante expostas. Se nos próximos dias surgir um tremor com magnitude maior que 3.0, algumas dessas casas podem não resistir mais”, avaliou Joaquim Ferreira.
JH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira