quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Promotoria de Justiça de Jucurutu realiza amanhã audiência pública sobre falta d’água

A Promotoria de Justiça da Comarca de Jucurutu realiza, na próxima sexta-feira, dia 25/10, a partir das 8h, no auditório do fórum, audiência pública para discutir a situação das 101 famílias da zona rural do município que se encontram sem cisternas como apoio para enfrentar os efeitos da estiagem.
A audiência visa sobretudo cobrar da Prefeitura Municipal adesão ao programa de cisternas do Governo Federal ou que se custeie com recursos próprios o apoio necessário a essas famílias. Moradores que passam por situação difícil, pois com a seca eles não dispõem da cisterna para armazenamento e estratégia para convivência com a estiagem.
Sem alternativas, pois até mesmo os carros-pipas do exército tem como diretriz não abastecerem outros reservatórios que não as cisternas (tambores por exemplo), uma parte dessas famílias sobrevivem através do consumo de água diretamente de cacimbas cavadas no chão, em alguns casos água de qualidade duvidosa, podendo agravar ou causar problemas à saúde.
Também será discutida na ocasião a situação geral de falta de abastecimento de água na cidade, causada por falta de planejamento e de medidas preventivas para construção, a tempo adequado, de uma adutora.
A população terá participação na audiência. Oportunidade onde será cobrada do poder público, emergencialmente, a definição de diretrizes para o abastecimento por carro-pipa, atendendo-se de forma diferenciada idosos e pessoas com deficiência, além da criação de horário alternativo para pessoas que durante o expediente não se encontram em suas residências para coletar água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário