Cinco erros na hora da depilação

Por mais acostumadas que estejam a depilar toda semana ou todo mês, as mulheres estão sempre suscetíveis aos erros na hora da depilação — que podem causar grandes danos à pele,  estragando não apenas o resultado daquela sessão, mas prejudicando a condição geral de pernas, axilas e rosto.
Mas é possível se prevenir contra os principais erros cometidos na hora de arrancar aqueles pelos indesejáveis. Confira e evite-os!
Depilar pele sensível ou com alergia
Não há método depilatório que não agrida, ao menos um pouco, a epiderme. Por isso, se sua pele está vermelha, com bolinhas ou sensível demais, os médicos são enfáticos: espere passar a alergia e a vermelhidão antes de pensar em depilar. E nunca é demais lembrar que qualquer alteração na pele requer uma consulta médica.

Tomar sol logo depois de depilar
Em geral, é uma má ideia se depilar logo antes de ir à praia ou à piscina — e o erro piora muito se você decide usar cera ou, mais grave, cremes depilatórios, que possuem substâncias químicas capazes de manchar a pele. "Para impedir que a pele fique manchada, deve-se fazer a depilação alguns dias antes e deixar a pele descansar, já que as manchas vermelhas, em contato com o sol, podem manchar definitivamente a pele", explica o dermatologista Adilson Costa, chefe do setor de dermatologia estética, acne e pesquisa clínica do Serviço de Dermatologia da PUC-Campinas.

Fazer laser em uma clínica não confiável
Isso todo mundo está cansado de saber; mas, diante de promoções irresistíveis que prometem acabar com os pelos sem dor e por um preço bem pequeno, muita gente acaba deixando de lado o cuidado na escolha da clínica para a depilação definitiva. Antes de pagar, visite o local e converse com o médico que aplica o laser — e sim, precisa ser um dermatologista, ok?

Tirar demais a sobrancelha
Problema à vista para quem insiste em deixar a sobrancelha finíssima: ficar cutucando todo dia aqueles pelinhos que nascem — ou que ainda nem nasceram direito! — pode fazer com que a sobrancelha acabe perdendo o formato. A solução? Invista em uma designer de sobrancelha de sua confiança e, depois, modele-a cerca de uma vez por mês.

Não hidratar a pele depois da depilação
Ao contrário do que pensam algumas pessoas, os hidratantes não entopem os poros após a depilação. Pelo contrário, eles são importantes para recuperar a camada de pele que foi agredida. "A pele hidratada se recupera melhor após a depilação porque retém partículas de água, que formam a barreira de proteção da pele", explica a dermatologista Mônica Linhares, do Espaço Saúde (RJ). Mas hidrate com precaução: aposte em produtos sem fragrância e sem álcool.  Entre os ativos hidratantes, a médica indica ureia, lactato de amônia e aquaporine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira