sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ministro Garibaldi Filho realizou nesta sexta, a reinauguração do edifício-sede da Previdência Social, em João Pessoa


Depois de passar por reforma, o edifício-sede da Previdência Social em João Pessoa foi entregue novamente à população e aos funcionários que prestam serviços naquela unidade. Na reinauguração do prédio, ocorrida nesta sexta-feira (24), o ministro Garibaldi Alves Filho informou que a obra, iniciada em janeiro de 2010, envolveu tanto a revitalização da fachada quanto a recuperação da área interna.
Foram investidos R$ 24 milhões em serviços como troca das esquadrias, substituição da rede elétrica, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, troca do piso, instalação de divisórias e de forros em gesso. As cores das salas foram escolhidas previamente para atender a harmonia dos ambientes. Todos os equipamentos instalados são de última geração, visando proporcionar bem-estar a todos os usuários.
“Estamos entregando à cidade de João Pessoa um edifício moderno e pronto para oferecer os serviços previdenciários de forma mais digna. Além disso, esse prédio é um dos marcos da verticalização do centro da capital. Com a reforma, ele passa a atender aos mais elevados padrões de qualidade em automação predial, segurança, responsabilidade socioambiental e conforto para seus funcionários e visitantes”, declarou o ministro Garibaldi Alves Filho.
O presidente do INSS, Lindolfo Sales, ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido para melhorar o atendimento à população brasileira, por meio do Plano de Expansão da Previdência Social (PEX). “Quando assumi a presidência do instituto, o ministro Garibaldi Alves Filho determinou que trabalhasse para melhorar o atendimento aos aposentados e pensionistas nas Agências da Previdência Social e as condições de trabalho para os servidores desenvolverem suas funções. É isso que estamos fazendo nas reformas e construções das novas e antigas instalações da Previdência.” Desde o início do PEX foram inauguradas 258 Agências da Previdência Social em todo o país.
O edifício foi projetado e construído na década de 1970 para sediar o Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI) e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). Desde o início dos anos 1990 sedia a Gerência Executiva do INSS. Exemplar da Arquitetura Modernista, ele continua sendo objeto de estudos científicos e já foi citado em trabalhos acadêmicos, congressos, artigos científicos e dissertações de mestrado. É constantemente visitado por alunos e professores da graduação e pós-graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba.
No prédio funciona toda a estrutura central da gerência, abrigando os seguintes órgãos: Gabinete da Gerência; Serviço de Benefícios (BENEF); Seções de Atendimento (SEAT), Comunicação Social (COMSOC), Logística (LOG), Gestão de Pessoas (SOGP), Orçamento Finanças e Contabilidade (OFC), Saúde do Trabalhador (SST); Procuradoria Federal Especializada (PFE-INSS).  Ao todo são 263 servidores do Instituto trabalhando no local.  A Gerência coordena o trabalho de vinte agências de Previdência Social.
O edifício foi construído todo em concreto armado, totalizando uma área de mais de 9.000 m², distribuídos em seus 15 pavimentos e possui ainda uma obra de arte com 164m², integrada à sua arquitetura, de autoria de Bernardo Dimenstein e Marianne Peretti , autora dos vitrais da Catedral de Brasília, dentre outras obras em parceria com Oscar Niemayer. O endereço de funcionamento da Gerência do INSS é  Rua Barão do Abiaí, nº 73 – Centro de João Pessoa.
Fonte: Blog da Previdência

Nenhum comentário:

Postar um comentário