segunda-feira, 15 de abril de 2013

Veja como criar uma boa impressão nos primeiros 7 segundos da entrevista

Do Yahoo:
SÃO PAULO - Já se sabe que a primeira impressão é muito importante em qualquer relação profissional. Um parecer negativo ou positivo de um candidato a um emprego, por exemplo, pode fazer a diferença em sua possível contratação.

Mas, o que muitos não sabem, é que essa primeira impressão acontece entre os primeiros sete segundos de contato. Isso significa que o profissional de olho em uma vaga na empresa precisa agir rapidamente para impressionar e causar  uma boa impressão em seus entrevistadores.
Para ser lembrado após a entrevista, veja abaixo uma lista de sete regras básicas, elaborada pelo site  Business Insider, para quem quer conquistar a vaga de emprego.
1. Sorria
O site conta que a expressão facial é muito importante quando se trata de deixar uma boa impressão. Você precisa ter certeza de que sua expressão está dizendo mais sobre você do que suas próprias palavras, em uma fração de segundos.

Para isso, certifique-se de que não está fazendo "caretas" sem perceber ou que seu sorriso encantador, está parecendo, na verdade, um falso e mascarado nervosismo ou arrogância. Os recrutadores precisam passar esses sete segundos pensando que você é simpático e confiante.
2. Agite suas mãos na hora do cumprimento
O aperto de mãos é um sinal universalmente aceito e revela cortesia, profissionalismo e confiança. Um bom aperto de mão é uma arte, e precisa ter equilíbrio entre um aperto fraco e um golpe brusco. Ele precisa dizer “eu quero fazer negócios com você” e agitar as mãos na hora em que aperta a do entrevistador é um bom jeito de demonstrar isso.

Se tiver mais de um entrevistador no local, cumprimente todos separadamente e igualmente e não dê apenas um “tchauzinho” intimidado e envergonhado.
3. Apresente-se
Mesmo que os recrutadores tenham em mãos seu currículo e anotações pessoais sobre você, se apresente enquanto aperta sua mão. Um “Oi, eu me chamo..” é um modo simples de ser lembrado - pois poucos se apresentam no primeiro contato. Segue a apresentação perguntando o nome do entrevistador, isso quebra a tensão e dá mais conversação aos primeiros e disputados segundos.

Lembre-se de que cada segundo precisa ser o mais produtível possível para não se perder em situações aleatórias ou pelo silêncio. Você está lá para falar de você.
4. Fale claramente
Esse é um ponto importante a ser trabalhado, pois não adianta falar nos primeiros segundos e essas palavras saírem incompreendidas. Falar de uma forma clara e confiante um conteúdo relevante e adequado para a situação é a chave para ser lembrado bem depois de ter feito a entrevista. Certifique-se ainda de que você não fala muito alto ou muito baixo.

5. Mantenha contato visual
Igual ao contato físico, com um aperto de mão, os recrutadores percebem se os profissionais entrevistados estão nervosos ou pouco confiantes pelo olhar. São apenas segundos, mas a falta de contato visual faz a diferença.

Para não cometer esse erro, olhe diretamente para o entrevistador logo que você entra na sala de entrevistas e mantenha o olhar enquanto você aperta sua mão e se apresenta. Mas, cuidado para não exagerar no contato visual e dar uma impressão assustadora.
6. Boa aparência
Aparência é tão importante quanto a linguagem corporal e suas respostas em uma entrevista. Então, nada melhor que sua aparência acompanhe a ocasião. Mesmo que a empresa aceite um estilo casual, no primeiro contato, é sempre recomendado se vestir com elegância, um nível acima do que se usa na empresa.

Se tiver piercings ou tatuagens é aconselhado não deixá-los visíveis. Você será julgado por sua aparência em sete segundos e, mesmo que outros detalhes sejam percebidos após o primeiro contato, o entrevistador apenas lembrará da primeira impressão.
7. Sente-se apenas quando for convidado
Após impressionar no aperto de mão, caprichar no visual e dizer as palavras certas no tom adequado, o profissional não pode errar no próximo passo: se sentar apenas quando for convidado para tal. Isso demonstra que você é  atencioso com as palavras ditas pelo entrevistador, além de mostrar o quanto educado é. Para ajudar na boa impressão, não faça movimentos bruscos ou rápidos demais, pois demonstra nervosismo. 

Antes de se desesperar com tantas regras, o melhor a fazer é treinar essa apresentação. Lembre-se apenas de sorrir, cumprimentar, falar claramente, se vestir de forma adequada e ser educado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário