quarta-feira, 3 de abril de 2013

Governadora assina pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos

Do Defato:
Na ocasião das comemorações pelos 50 anos do experimento “40 horas de Angicos”, lembrando a passagem do educador Paulo Freire no estado a governadora Rosalba Ciarlini assinou nesta terça- feira (02) em Angicos, o pacto Paulo Freire pela educação de jovens e adultos, reconhecendo a importância do educador e do seu estudo como uma das maiores contribuições para o combate ao analfabetismo no estado.

A assinatura ocorreu em frente à Escola Estadual José Rufino e faz referência ao decreto publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (28), que instituiu 2013 como o ano Paulo Freire da Educação do RN.

Durante a solenidade a secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, assinou, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o pacto em conjunto com parceiros institucionais e sociais, como o Ministério da Educação, Instituições de Ensino Superior como a UFERSA, UFRN, UERN, IFRN, UFPB, UFPE; a UNDIME, a Prefeitura Municipal de Angicos, o Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos (EJA); o Instituto Paulo Freire – IPF e entidades da sociedade civil da área da educação, entre outras. Ao final a governadora prestigiou dois documentários que mostraram a importância do método do educador.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, as comemorações em homenagem ao cinqüentenário do método Paulo Freire fazem justiça a uma metodologia de vanguarda. “O que Paulo Freire fez em Angicos foi uma verdadeira revolução. Em apenas 40 horas, fez muito mais do que apenas alfabetizar as pessoas. Mostrou que era possível elas entenderem melhor o mundo, expressar suas necessidades e carências e expor os deveres de cada um. O método deixou marcas profundas no RN, que foram difundidas para todo o mundo. Com isso, esperamos reformular políticas públicas de alfabetização, que faça o nosso Brasil sair da escuridão do analfabetismo e encontrar uma luz de esperança”, declarou.

No final do evento, a governadora ainda visitou a Escola Estadual José Rufino, um dos locais onde ocorreu a experiência, e acompanhou um pouco da cronologia de Paulo Freire. A chefe de Executivo Estadual esteve acompanhada, dentre outras autoridades, do filho de Paulo Freire, o sociólogo Lutgardes Costa Freire; do prefeito de Angicos, Júnior Batista e do presidente da Femurn e prefeito de Lajes, Benes Leocádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário