Estudantes indianos criam roupa íntima antiestupro: uma lingerie que dá choque

Do Yahoo:
Três estudantes indianos criaram uma roupa íntima feminina para evitar estupros: a lingerie é equipada com um dispositivo capaz de dar choques nos agressores e com um GPS também acoplado à roupa. O invento, ligado a uma lingerie por fios, é um dos ganhadores do prêmio indiano de tecnologia Gandhian Young Technological Innovation Award, segundo o jornal Times of India.

Manisha Mohan, uma das idealizadoras do produto, disse ao jornal que o mecanismo é sensível à pressão, sendo capaz de emitir até 82 choques de 3.800 kV. O sistema envia mensagens de texto para familiares e polícia em casos de emergência. Os circuitos emissores de choque ficam localizados perto dos seios, pois esta é a primeira região a ser atingida durante as agressões.
Os jovens criadores estudam na universidade SRM, em Chennai: Niladri Basu Bal é estudante de engenharia aeronáutica e Manisha Mohan e Rimpi Tripathi cursam engenharia de controle e automação. Para os estudantes, "legisladores demoram muito para inventar leis e, mesmo assim, mulheres estão em perigo. Portanto, nós promovemos a ideia de autodefesa que protege a mulher do abuso em casa, na sociedade e no trabalho".
"Usamos tecnologias que são utilizadas no cotidiano (GPS, GSM, sensores de pressão) em nosso produto para entregar uma solução simples para um problema sério em nossa sociedade". Os criadores planejam integrar Bluetooth ao aparelho para conectá-lo a smartphones, assim os SMS podem ser enviados mais rapidamente.
Desde dezembro, o país asiático sofre com uma onda de estupros. A violência atinge também mulheres estrangeiras e turistas. A imprensa indiana divulga diariamente novos casos de violência sexual contra mulheres e o assunto está sendo muito discutido no país. Isso motivou a invenção dos estudantes de engenharia. (dica do Fernando Santos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira