domingo, 14 de abril de 2013

Corpo de Bombeiros do RN tem déficit de 2.500 homens

Da Tribuna do Norte:

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte tem um déficit de 2.500 homens. Hoje, o CBRN conta com um contingente de 675 policiais. Considerando a população do Estado – em torno de 3,2 milhões –, o número ideal de bombeiros deveria ser de 3.200 homens. Apesar do déficit alto, o tenente Cristiano Couceiro afirmou que a corporação consegue dar uma resposta satisfatória a quem procura a instituição. “De janeiro a março deste ano, realizamos mais de 1250 ações preventivas de vistorias e análises de projetos de edificações em bares, boates e pubs na Região Metropolitana de Natal”, informou Couceiro.

Em março, a corporação convocou todos os proprietários de recepções (festas de casamentos e formaturas) da capital para reuniões visando orientá-los sobre os procedimentos de regularização destes ambientes. Este mês, serão realizadas a 3ª e 4ª Fiscalizações Preventivas Integradas. A data para as ações ainda será confirmada.

Apesar do déficit de pessoal, o comando do CBRN está otimista e acredita que o cenário vai mudar até a Copa do Mundo de 2014. “Percebo que há uma vontade política de mudar a realidade. Nos próximos anos devemos receber, pelo menos, mil bombeiros”, disse o comandante Elizeu Lisboa. 

Outro desafio - destacou o comandante - é possibilitar uma maior valorização dos praças, através da garantia de uma justa ascensão profissional. “A grande evasão de militares demonstra que algo precisa mudar”, sentenciou. Até o fim de 2012, 60 bombeiros deixaram a corporação por aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário