Quatro dicas para superar o nervosismo no novo emprego



Do GNT
Para quem planejou mudar de emprego em 2013 e já conseguiu alcançar a meta, o próximo passo é aliviar o nervosismo diante do novo desafio. O problema é que, entre curtir a conquista e “mostrar serviço”, bate aquela insegurança e as dúvidas: “Será que vou dar conta?”, “A equipe vai gostar de mim?”, “Não teria sido melhor se eu ficasse no meu emprego antigo?”.
A boa notícia é que existem formas de conter essa ansiedade e todas elas podem muito bem ser colocadas em prática por qualquer um e a qualquer momento. Veja quais são e comece a se acostumar com a nova rotina.


1. Acorde mais cedo

Segundo o jornal americano “Daily Muse”, especializado em carreira, perder a hora é uma das maiores causas de agitação com o trabalho. Por isso, nas primeiras semanas do novo emprego, é recomendado acordar mais cedo do que o horário de costume, mesmo que seja meia hora apenas. Assim, dá para tomar o café com mais calma, escolher a roupa adequada e ter uma margem de horário caso o trânsito esteja pesado. Chegar atrasada não é uma opção.


2. Organize seu espaço
O primeiro dia do novo emprego normalmente serve apenas para conhecer a empresa, os colegas e as novas funções. Vale a pena também aproveitar a data para resolver logo pendências básicas, como assinatura de e-mail, ramal, mensagem de secretária eletrônica e o que mais for necessário. Com isso ajustado, é a hora de caprichar na arrumação da mesa para deixá-la do seu gosto. Não recomendamos (nem com muito bom senso) fotos com amigos, filhos ou namorado. Mas vale levar aquele caderninho bonito, uma lata estilizada para guardar canetas e outras coisinhas que dão o tom da sua personalidade.


3. 
Converse com a equipe
Nunca tenha medo de se levantar para almoçar na hora certa, afinal, todo mundo precisa comer de qualquer jeito. Aproveite o momento para perguntar se alguém gostaria de ir também ou se tem dicas de restaurantes por perto. Nessas ocasiões, evite falar apenas de trabalho e procure sentir o clima da equipe.  Não é para sair perguntando tudo, aja como você estivesse fazendo novos amigos com o cuidado de quem está no ambiente profissional.


4. 
Converse consigo mesma
Pergunta rápida: se no primeiro dia de trabalho, um programa de informática da empresa não funciona direito no seu computador, o que você faz? A) Pensa que essas coisas só acontecem com você, B) Fica nervosa e com vergonha de pedir ajuda ou C) Mantém a calma e aproveita o contratempo para tirar as dúvidas sobre a função.  A resposta é uma só: vá de letra C e perca o medo! Se a primeira impressão é a que fica, mostre que você se sai bem diante dos problemas e que está disposta a aprender. Pare de se autossabotar e lembre-se por que você mereceu ser contratada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira