Como falar bem em público: veja dicas para ser um sucesso


Se por um lado liderar uma reunião importante, dar uma palestra ou fazer um discurso são sinais de sucesso e de reconhecimento, por outro, essas tarefas podem parecer pesadelos na vida dos profissionais que querem o topo, mas que se atrapalham na hora de demonstrar - com palavras - do que são capazes.
Mas afinal, o que torna um discurso inesquecível? “Autenticidade, uma boa preparação e senso de humor”, é o que responde sem rodeios a pesquisadora JeffriAnne Wilder, do departamento de sociologia e antropologia da Universidade do Norte da Florida. Parece mais fácil do que você imagina? O truque é esse mesmo, simplificar as coisas. Mas se você precisa de mais dicas para se convencer, a lista abaixo traz os detalhes que fazem toda a diferença na hora de falar em público.

1. Chame a atenção
Seu trabalho (ao falar em público) é informar, inspirar e entreter”, conta a empresária Sara Blakely, fundadora da Spanx, uma bem-sucedida marca de lingerie. Em entrevista à revista Marie Claire americana, Sara recomenda citações inteligentes e critica o tipo de orador que fica falando parado o tempo todo. A dica, segundo ela, é movimentar-se e manter a conexão olho no olho com quem está assistindo. Truques de beleza também fazem parte desse conselho. A empresária recomenda às mulheres prenderem os cabelos para trás (fios fora do lugar podem ser uma distração), usar roupas com tons fortes (cores branca e bege podem parecer apagadas de longe) e usar maquiagem para melhorar os atributos.

2. Seja você mesmo
Esse é um daqueles clichês que todo mundo já ouviu, mas a verdade é que conselho bom merece ser repetido. “Ser sincero é muito importante quando se dirige a um público. As pessoas podem detectar de cara se quem fala está sendo autêntico ou não”, avisa a especialista JeffriAnne Wilder. A regra aqui é clara: falsidade não ajuda ninguém! Por isso, nada de expor exemplos e situações que você desconhece só para parecer mais esperto. Ser pego na mentira é capaz de arruinar qualquer reputação.

3. Diga adeus à 'colinha' e ao Power Point
“Ler as informações direto do papel ou do Power Point vai fazer seu público começar a checar o Facebook e os e-mails no celular”, alerta a socióloga JeffriAnne Wilder. Além de ter um domínio completo sobre o que vai dizer – treinos prévios dão segurança – pense em formas criativas de manter o grupo interessado. Tudo bem mostrar gráficos e números, mas apresentar um conteúdo criativo e na ponta da língua é o que vai diferenciar seu discurso de qualquer outro.

4. Fale com paixão e conheça seu público
Trabalhar com o que se gosta dá mesmo muito prazer e satisfação. E se o trabalho envolve uma ou outra fala em público, não há motivo para transformá-lo em pesadelo. Demonstrar interesse e paixão pelo que se fala, sem parecer o dono da verdade, é o melhor caminho. É importante também customizar o discurso de acordo com o público: o que ele precisa ouvir? Como o discurso e as informações passadas em reunião podem fazer a diferença no dia a dia das pessoas? “Assim, você fará com que seu público leve para fora da reunião as informações essenciais que você quis passar”, afirma a socióloga JeffriAnne Wilder.

Fonte: GNT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira