Etiqueta do amor nas redes sociais: saiba o que você deve evitar na web

Do GNT:
Por Pollyana de Moraes

Apesar de o Facebook, o Twitter e outras redes sociais estarem tão presentes na rotina de muita gente, a web ainda é um espaço onde se tem a impressão de que tudo pode ser dito ou compartilhado, sem consequências para a vida offline.

Segundo a psicóloga clínica Daniela Pinotti, as pessoas ainda estão aprendendo a estabelecer limites na internet e isso pode abrir espaço para grandes equívocos. Quando o assunto é relação amorosa, por exemplo, a situação dos limites fica ainda mais urgente. Se você é do tipo que adora postar sempre sobre como anda o coração, fica o alerta: chefes, possíveis empregadores, amigos e familiares estão de olho e toda essa exposição pode virar motivo de fofoca ou de piada.

Para evitar que isso aconteça, separamos quatro dicas sobre o que não postar no seu perfil e conseguir manter a intimidade blindada.

1. Troca-troca do status de relacionamento
O namoro mal começa (ou acaba e começa de novo) e você já sai correndo para atualizar o status no Facebook? Se a resposta for sim, chegou a hora de rever os conceitos. Antes de sair por aí dizendo se você está solteira ou num relacionamento sério, espere a situação se firmare combine com o parceiro se  - e como - vocês gostariam de apresentar a relação para todo mundo. Com isso, vocês evitam o troca-troca e o risco das informações desencontradas. Imagine só você postar que está namorando e ele nada? Em vez de dar assunto para os fofoqueiros, faça-os procurarem outra freguesia.

2. Fotos comprometedoras a dois
Aquele beijo de tirar o fôlego, o amasso na praia e a lingerie que você comprou para agradar o namorado podem ficar só na memória, ou num álbum privado. Afinal, você gostaria que, na vida “real”, alguém ficasse observando a intimidade do seu relacionamento? A gente sabe que todo mundo adora sair por aí exibindo a felicidade que tem, mas nesse caso fica meio deselegante, não? No fim das contas, surge ainda a impressão de que você está mais preocupada em se exibir do que viver a relação. Já ouviu aquela máxima que diz "quem fala demais, faz pouco"?

3. Desabafos e declarações apaixonadas
Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Carlos Drummond de Andrade saíram do Olimpo da literatura e da poesia brasileira para virarem indiretas ou filosofia barata nos perfis do Facebook.  Há usuários que postam citações para todas as ocasiões do relacionamento: os momentos de romance, as crises, o começo e o fim. Através dessas mensagens que podem facilmente ser decodificadas, todo mundo fica sabendo o que se passa na sua relação. Que tal dar uma folga para os poetas e, de quebra, ganhar mais privacidade?

4. Ataques de espionagem
Não poder confiar no parceiro já é um problema sério. Usar as redes sociais para praticar a desconfiança e o ciúme é mais sério ainda. Enquanto casais se obrigam a dividir o mesmo perfil para mostrar que estão comprometidos ou exigem a senha um do outro como prova de lealdade, o sentimento vai ficando em segundo plano. Tirar uma parte do dia para xeretar o que o outro está fazendo ou postando também não está com nada. No fim das contas, é como se os dois assumissem que não são confiáveis e que precisam de vigilância. Vale a pena manter uma relação assim?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira