Washington Post: O mensalão é considerado o maior caso de corrupção da história do Brasil


Em discurso nesta quarta-feira (22) no plenário do Senado, do líder do Democratas, José Agripino (RN), falou sobre a repercussão do mensalão em importantes meios de comunicação internacionais, como no Le Monde (França), El País (Espanha), The Guardian (Inglaterra), Washington Post (Estados Unidos), entre outros.
 
“Transparência é pré-requisito de uma democracia madura. O que se passa no plenário do STF está nas manchetes de jornais, revistas, emissoras de rádio e TV não somente do nosso país como do mundo todo”, disse o presidente nacional do Democratas. “Essa é uma oportunidade única que nosso país tem de passar uma página da impunidade, que está indignando a sociedade. A controversa está posta, e neste momento o Brasil está sendo passado a limpo para os brasileiros e para o mundo”, acrescentou.
Veja alguns trechos da imprensa internacional sobre o julgamento mensalão: 
 
El País – Espanha
“Uma sentença exemplar, além de macular o legado de Lula, contribuiria para enfraquecer a arraigada cultura da corrupção e da impunidade dos poderosos no Brasil”.
 
Le Monde – França 
“A esquerda brasileira parece não ter aprendido nada substantivo com o mensalão. A questão, além de financiamento de campanha, era o tipo de aliança formada pelo PT”. 
 
The Guardian – Inglaterra 
“A corrupção não é novidade no Brasil, mas, com um caso tão grave sendo levado a julgamento, acende-se uma esperança de que algo mude”.
 
The Economist – revista britânica
“O principal efeito do julgamento será acabar com a cultura do Brasil de impunidade para os poderosos”. 
 
BBC – Inglaterra
 “Enquanto o PT e os aliados estão no banco dos réus, as alegadas práticas corruptas lançam uma luz negativa em todo o sistema político brasileiro”.
 
CBS – EUA
“… o julgamento do STF também está sendo saudado como um sinal de saúde política em um país onde o serviço público tem sido marcado por corrupção e impunidade. 
 
CNN – EUA
“O julgamento deve durar um mês e pode manchar o legado do Partido dos Trabalhadores e de Lula antes das eleições municipais”. 
 
Bloomberg – EUA
“Isso vai provocar uma revisão histórica do governo Lula e pode acabar com sua imagem como um semi-Deus”. 
 
Washington Post – EUA
“O mensalão é considerado o maior caso de corrupção da história do Brasil, e seu resultado dará um sinal da saúde política num país onde os serviços públicos têm sido há muito prejudicados pela corrupção e pela impunidade”.
 
La Nación – Argentina 
“Quem seguramente não perderá nenhum episódio será Lula, fundador do PT, que, em que pese não ser réu, tem muito em jogo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira