Exploração racional da pesca é debatida na Assembleia Legislativa


Diversas entidades relacionadas ao meio ambiente e à atividade pesqueira estiveram presentes hoje (21) à Audiência Pública sobre a exploração racional da aquicultura em águas interiores e exteriores do RN, proposta pelo deputado George Soares (PR).
Ao abrir o debate, o parlamentar listou as dificuldades enfrentadas pelo setor, como a falta de políticas públicas de incentivo à pesca, importante fonte de geração de emprego e renda. Em seguida, Soares elencou mais de dez medidas que podem ser adotadas no Rio Grande do Norte para alavancar a exploração de peixes, mariscos e crustáceos de forma sustentável e racional.
Entre elas estão: o apoio a pequenas empresas familiares, ajudando a manter o pescador em seu ofício; incentivar financiamentos públicos e privados e o uso novas tecnologias, fomentando e renovando o negócio; criar uma agroindústria de beneficiamento e envasamento para agregar valor ao produto final; criação de novas entidades reguladoras do setor; adequação da atividade pesqueira à legislação ambiental em vigor; e o estímulo do uso de fontes renováveis de energia.
George Soares pediu urgência ao poder público para que não aconteça com o setor pesqueiro o que já aconteceu com a pesca da lagosta: “Esse crustáceo que já representou uma grande fatia da pesca no Estado, hoje está praticamente dizimado pela forma predatória com que foi explorado”, alertou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira