UFERSA recebe primeiros alunos do campus Pau dos Ferros

Após cinco anos de luta, o Alto Oeste Potiguar vê o sonho de criação de um campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido se concretizar. Para os 150 novos universitários do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA Pau dos Ferros, a conquista de uma vaga numa universidade pública federal representa mais que a realização de um sonho. É a perspectiva de um futuro melhor.

“Bem vindos a esse sonho que se tornou realidade”, exclamou o diretor do novo campus, professor Alexandro Pereira Lima, durante a realização da Aula Inaugural, ministrada ontem à noite, 28, no Auditório do IF-RN, em Pau dos Ferros. A solenidade, presidida pelo reitor da UFERSA Josivan Barbosa, reuniu autoridades da região, professores e servidores da universidade, além de familiares dos universitários. A cantora pauferrense, Diná Mendes, brindou as pessoas presentes entoando o hino nacional.

O professor Alexandro Lima exaltou a satisfação em poder dirigir o novo campus da UFERSA. “Considero o amor e o sonho como as principais dádivas da vida. O sonho da criação dessa Instituição e o sonho desses jovens em se tornarem futuros bacharéis em Ciência e Tecnologia ou engenheiros me motivam nesse novo desafio”, discursou.

Visivelmente emocionado, o diretor resumiu a instalação do campus como vários sonhos, alguns, já concretizados, como a instalação da UFERSA Pau dos Ferros e a conquista da vaga pelos estudantes. Outros, ainda por vir, como um futuro melhor para os jovens e seus familiares. “Quero homenagear aqui um grande sonhador, o reitor Josivan Barbosa, que sonhou na possibilidade de transformar a antiga ESAM em Universidade, bem como a sua expansão territorial, ora aqui, concretizada”, pontuou.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rêgo, também ressaltou a satisfação em poder participar de uma solenidade que representa a concretização “da tão sonhada instalação da UFERSA na região do Alto Oeste Potiguar”. “Considero uma conquista plural quando tivemos o engajamento de toda a sociedade pauferrense e da região nessa luta”, ressaltou.

Pau dos Ferros é o terceiro campus do Projeto de Expansão
O campus da UFERSA Pau dos Ferros é o terceiro implantado dentro do Projeto de Expansão Territorial da Universidade no semiárido do Rio Grande do Norte. Os outros dois são Angicos e Caraúbas. “Não havia um planejamento dentro do Ministério da Educação para a implantação dos campi”, discursou o reitor Josivan Barbosa.
Ainda segundo o professor, a luta foi iniciada em 2007, após aprovação da proposta de expansão pelo Conselho Superior Universitário. “Começamos sem nenhum recurso, mas com projetos fundamentados para a necessidade da expansão da UFERSA”, pontuou o reitor, que exaltou a contribuição de todos os parlamentares da bancada federal para o êxito dessa conquista
Para os novos estudantes, o reitor Josivan Barbosa, apresentou o crescimento da UFERSA nos últimos anos com os investimentos realizados nas áreas de infraestrutura e de recursos humanos. “Para vocês terem uma ideia, a sede central, em Mossoró, tem capacidade para atender a 40 cursos de graduação”, frisou. Atualmente, a UFERSA Mossoró conta com 28 cursos de graduação, 09 mestrados e 03 doutorados, além de 04 cursos de educação a distância.
O reitor acredita que a instalação da UFERSA Pau dos Ferros significa mais oportunidade de mudança na vida dos jovens pauferrenses e dos demais municípios do Alto Oeste, que compõe 33 cidades, bem como dos municípios de estados circunvizinhos como a Paraíba e o Ceará.
Na ocasião, tomando como base os 150 novos universitários, Josivan Barbosa afirmou que 20% são de Pau dos Ferros, 27% da região do Alto Oeste, 21% do Ceará, 5% da Paraíba, 9% de Mossoró e 7% de Natal. Na turma se encontra também estudantes vindos de Pernambuco e de São Paulo.
Fonte: Assessoria de Comunicação UFERSA/Passos Junior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira