Pesquisa científica e tema de minicurso na UFERSA Angicos


Dentro da Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aconteceu na UFERSA Angicos, o minicurso “Métodos qualitativos na pesquisa científica: observações, entrevistas etnográficas e produção de relatórios”, voltado para universitários do curso de Licenciatura em Computação vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da UFERSA Angicos. O minicurso foi ministrado pelas professoras Ana Gabriela de Souza Seal, colaboradora do PIBID - Licenciatura em Computação, e Jacimara Villar Forbeloni, coordenadora de Área do PIBID – Licenciatura em Computação.
O minicurso, que contabilizou oito horas, abordou a relevância dos métodos de pesquisa qualitativa para a coleta de dados oriundos de contextos educacionais, como no caso da escola. Para tecer essas abordagens, as professoras levaram o grupo a analisar relatórios de aulas e de entrevistas transcritas, problematizando a necessidade de detalhar esses instrumentos, a fim de refletir acerca da coleta de informações de forma coerente com o contexto em que esses alunos têm adentrado, ou seja, o cotidiano escolar.
“A nossa preocupação é a de subsidiar o desenvolvimento de pesquisas científicas atreladas aos eixos de ensino e de extensão, considerando que após um primeiro contato com as escolas-parceiras os pibidianos atuarão colaborativamente junto aos docentes em prol da ampliação de situações de reflexão-ação-reflexão na ação acerca do uso das novas tecnologias na escola”, revela a professora Ana Gabriela de Souza Seal.
O subprojeto do PIBID para a Licenciatura em Computação contempla a observação em sala de aula, a aplicação de questionários e entrevistas para constituição do diagnóstico escolar. Após essa primeira etapa os licenciandos serão levados a refletir sobre os problemas enfrentados pelas escolas no que concerne ao uso das tecnologias e materiais didático-pedagógicos, bem como a indicar soluções. “Além disso, é importante pensar na circulação acadêmica dos saberes produzidos, que geralmente é realizada por meio de apresentações em eventos científicos e publicação de artigos”, declara a professora. Participaram ainda do minicurso os supervisores do PIBID – Licenciatura em Computação nas escolas, professor Joaquim Inácio de Azevedo, da Escola Estadual Professor Francisco Veras e professora Maria Tereza Baracho, da Escola Municipal Expedido Alves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira