Planeje o seu tempo de trabalho

Conheça os benefícios de saber otimizar o tempo de trabalho

Você já deve ter ouvido alguém dizer que não tem tempo para mais nada, que está lotado de coisas para fazer, que o dia deveria ter 36 horas, etc. Essas declarações podem ter um fundo de verdade, porque em primeiro lugar, as pessoas costumam assumir mais compromissos do que podem realizar, depois, porque não costumam planejar bem o tempo e com isso, acabam gastando tempo e energia fazendo coisas que não acrescentam nada e que poderiam ser canalizados para outros assuntos de interesses.
Mas então, o que fazer para otimizar o tempo de trabalho, fazendo com que ele seja produtivo? Confira alguns pontos que podem te ajudar no seu planejamento semanal e diário.

1) Faça uma lista de suas tarefas semanais e diáriasNo início de cada semana, ou do dia, pare por cinco minutinhos, escreva em uma folha de papel a lista de coisas que você tem que fazer durante a semana ou durante o dia que se inicia. Inclua assuntos pessoais, acadêmicos, profissionais, de lazer, etc...

2) Estabeleça suas PrioridadesTudo pode parecer importante, porém você deve estar atento e envolvido durante todo o tempo com o que realmente é Prioritário. 

3) Agende suas Atividades. Indique o que pode ser feito em cada hora do dia ou da semana, os melhores horários para cada coisa a fazer, de acordo com seu ritmo de vida. Cada pessoa possui seu próprio relógio interno. Algumas têm melhor desempenho pela manhã; outras não têm um desempenho tão bom senão à tarde. 

4) Seja Realista. Não inclua atividades as quais você sabe de antemão que não poderá cumprir. Tentar ser “superqualquer coisa” só leva ao desapontamento e à frustração. E isto poderá trazer problemas de saúde. Aprenda a fazer suas atividades dentro de seus limites.

5) Não se envolva demais com os imprevistos. Há sempre alguns assuntos e tarefas que surgem durante o dia e semana e você precisa tomar cuidado para que eles não te tirem dos seus assuntos prioritários. Saiba avaliar se vale a pena se envolver com eles.

6) Delegue o que for possível. Há alguns assuntos e tarefas que podem ser delegados para outras pessoas. Sempre há alguém prestativo ao seu lado. 

Adotando essas práticas você poderá viver sem tanto estresse na vida profissional e poderá ainda desfrutar os momentos pessoais consigo mesmo, família, namoro, trabalho, estudo, diversão, esporte.

Nelson Fukuyama

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira