Dietas populares valem a pena?

Por: Tamirys Collis
O excesso de peso é um problema enfrentado por muitas pessoas que vivem buscando soluções para emagrecer. Para se ter uma noção, de acordo com dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados este ano, aumentou o percentual de pessoas obesas no Brasil. Em números, 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos estão acima do peso. Diante desse cenário, muitos tentam correr atrás do prejuízo para ficar de bem com a balança e investem nas dietas. E, na verdade, nem precisa de muito para recorrer a elas. Basta uma gordurinha localizada ou alguns quilinhos a mais para que a mulherada (e cada vez mais homens também) decida fechar a boca. Aí vale tudo: Dieta dos Carboidratos, das Proteínas, dos Pontos e até do Tipo Sanguíneo. Mas será que elas adiantam? Será que são saudáveis? Será que resolvem o problema a longo prazo? Para esclarecer todas essas dúvidas, nós mostramos as vantagens e desvantagens de seguir essas famosas dietas.

Dieta da Proteína
É uma dieta com ingestão exclusiva de proteínas, ou seja, com alto consumo de gordura animal. Pode-se consumir ovos e carnes à vontade. De acordo com o livro "Forma Light - Conheça a dieta mais adequada a seu estilo de vida", essa dieta é composta de quatro fases diferentes: a prmeira reduz o consumo de carboidratos a 20 gramas por dia. Resultado: a cetose (que pode ser resumida como a eliminação de cetonas pelo organismo, vindas da gordura) acarreta o emagrecimento. Porém, essa substância é tóxica para as células.
Vantagens: promove uma perda de peso rápida
Desvantagens: Segundo a nutricionista Carolina Paiva de Freitas, o consumo de proteínas é livre, mas ele traz o aumento de ingestão de gordura também. Na fase inicial, podem ocorrer sintomas como náuseas e dor de cabeça. A longo prazo, ela pode elevar a taxa de colesterol sanguíneo, aumentando assim o risco de doenças cardíacas
Outra desvantagem é que a falta de opções no menu também dificulta a adesão a essa dieta. Já pensou comer ovos, carnes, leites e laticínios em todas as refeições?
Dieta dos Carboidratos
Essa dieta consiste na seleção dos tipos de carboidratos que serão consumidos, contudo, não restringe alimentos como a proteína. Nesse programa, alguns carboidratos simples devem ser excluídos, assim como açúcar e doces. Além disso, o consumo de alimentos refinados e industrializados é desestimulado.
Vantagem: proximidade entre o equilíbrio alimentar e a redução de peso
Desvantagem: um fator limitante pode ser a dificuldade em se adaptar à dieta em virtude de uma vida agitada e pouco tempo dedicado à alimentação
Como vimos, o que essas dietas têm de famosas, elas têm de furadas, ou seja, podem até emagrecer, mas não a longo prazo e algumas fazem até mal à saúde. Como fazer para perder peso então? A reeducação alimentar é o segredo do sucesso. "O importante é que sua consciência alimentar mude. Assim, sua disposição por buscar uma nutrição melhor irá levá-lo a alterar hábitor inadequados", diz a nutricionista Ana Claudia Montezino em seu livro ""Forma Light - Conheça a dieta mais adequada a seu estilo de vida".
Uma alimentação saudável, de acordo com a nutricionista Eliane Romantini, é quando a pessoa come de cinco a seis refeições por dia, com equilíbrio entre os grupos alimentares, sem excluir nenhum deles. “O ideal é consumir um tipo de carboidrato, proteína, vegetal e fruta nas principais refeições do dia. A alimentação deve ser variada, colorida e ter todos os nutrientes para um bem estar físico e mental”, orienta.
Para obter um emagrecimento saudável, o ideal é combinar boa alimentação com exercícios físicos. “Quando se faz atividade física, em especial musculação, junto com alimentação equilibrada, o exercício permite que a pessoa aumente massa muscular. Com o aumento de massa, o metabolismo fica mais acelerado e faz com que a pessoa tenha maior gasto de gordura corporal. Caso contrário, se a pessoa perde massa, o metabolismo fica lento, o que dificulta a perda de peso”, finaliza Eliane.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira